Pages

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A oportunidade faz o ladrão

Imagina que você começou num emprego novo. Ao lado da sua mesa de trabalho há um cofre cheio de dinheiro. Ele está com a porta aberta e o dono da grana nunca aparece por lá. Todo santo dia aquele monte de verba na sua frente. O pior: você desconfia que se tirar uma parte do dinheiro dali, ninguém vai notar. E se notar, não fará nada.

Assim se sentem alguns políticos brasileiros. Uma pequena parte é realmente honesta, nunca vai roubar, mesmo com o cofre aberto. Outra pequena parte é realmente corrupta e roubaria o cofre até se ele estivesse fechado. O restante (a maioria) é simplesmente humana.

Por isso eu creio que grande parte dos políticos rouba pela oportunidade que nós damos a eles. Você sabia que sua prefeitura é obrigada a lhe fornecer suas planilhas de gastos? A Lei de Responsabilidade Fiscal garante esse direito. Quantas visitas você faz à prefeitura por ano para checar se está tudo bem? "O hospital não tem remédios, por que diabos? Me veja aí as contas da Saúde, eu quero ver o que está acontecendo". E olha que muitos dos repasses já estão na internet, no Portal da Transparência.

Porém, talvez você seja mais um dos enganados que pensam na democracia como "um dia para ir votar e pronto". Não se engane. Votar é só um dos aspectos da democracia. Mais importante que escolher o político é cobrá-lo depois de eleito. E isso nós não fazemos. Somos chefes que nunca aparecem na repartição e quando some algum dinheiro, a gente ainda tem a cara de pau de reclamar.

Você vai me dizer que o ideal era escolher uma pessoa honesta. Concordo, porém eu sei bem o mundo no qual vivo. Aliás, todos sabemos. Ou sendo você dono de uma empresa, faria o mesmo? Escolheria um empregado e o deixaria controlando o seu dinheiro por quatro anos sem sequer cobrá-lo? Jamais.

O mais estranho é que, sendo sua empresa ou o governo, nos dois casos o dinheiro sai direto do seu bolso.

0 comentários:

Postar um comentário