Pages

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Metáfora

Dois irmãos vivem numa casa. Um mais velho, outro mais novo. São inimigos, no entanto sócios num orfanato. Cuidam de recém-nascidos abandonados até que eles cheguem aos 18 anos de idade.

O irmão mais velho cuida dos bebês. Ele costuma dar-lhe taças de cristal para que segurem, no entanto os pequenos não conseguem mantê-las firmes nas mãos e as quebram. O irmão mais velho as pune pelo erro, mesmo sabendo que é da natureza dos bebês não ter as mãos firmes. Porém, há mais: o irmão mais velho criou os bebês da exata maneira que eles são, sem as mãos firmes. E mesmo os tendo criado desse jeito, quando eles derrubam as taças, o irmão mais velho ainda assim os pune pelo erro.

E mesmo quando as crianças crescem, o irmão mais velho sempre acha novas tarefas as quais elas não podem cumprir devido sua própria natureza. E ainda as acusa de terem sido abandonadas, mas sabe-se que é ele mesmo (o irmão mais velho) o pai de todas elas.

No entanto, o irmão mais velho sempre diz aos órfãos: "quando vocês completarem dezoito anos e saírem do orfanato, me procurem novamente. Eu tenho outra casa em outro lugar e estarei esperando vocês. Lá todos serão bem tratados, será bem melhor do que aqui".

O irmão mais novo tem pena dos órfãos. Ele os aceita como eles são. Não os censura quando eles agem de acordo com sua natureza. Ele vive no mesmo quarto com eles, em meio aos cacos de vidro. Ele pretende tomar o orfanato para si, de modo que possa tratar os bebês da maneira que julga correta: respeitando a natureza deles. O irmão mais novo não promete nada, não espera nada dos bebês.

Os bebês crescem e alguns poucos se afeiçoam ao irmão mais novo. No entanto, surpreendentemente, a maioria se afeiçoa ao irmão mais velho. E quando aos dezoito anos deixam a casa, querem voltar a encontrar o irmão mais velho, lembrando da promessa feita por ele.

O irmão mais velho é Deus. O irmão mais novo é o Diabo. Os órfãos formam a humanidade.

2 comentários:

Tommy Stringher disse...

Perfeito!!

Untamed Brave Sophung disse...

É uma bela metáfora, mas eu discordo de você ter associado o irmão mais novo com a figura satânica.
O problema não é a esta associação simbológica ser incorreta -pois ela é correta-, o problema é que a grande maioria dos leitores deixará o preconceito falar mais alto e pensarão que por "Diabo" você quer dizer "o tinhoso du mal" ao invés de "sensatez".

Postar um comentário